quarta-feira, 19 de maio de 2010

O LTECS – Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais – coordenado pelo professor Dr. Alcides Caldas, lançou o projeto Inovações Educacionais fruto da parceria entre LTECS, Colégio Estadual Márcia Méccia e FAPESB com o objetivo de desenvolver Tecnologias Sociais no bairro da Mata Escura através de ações em educação. Conta com uma equipe de quinze estudantes do Ensino Médio, moradores do bairro, e outros quatro estudantes de graduação.

Dentre as ações de pesquisa construídas pelo projeto se encontra a pesquisa REMEMORANDO A MATA, visando reconstruir a trajetória da história local da área de preservação ambiental onde está localizado o Parque Municipal Theodoro Sampaio na Mata Escura a partir da História Oral e das fontes jornalísticas do Jornal A Tarde.

A pesquisa REMEMORANDO A MATA é orientada teoricamente pela perspectiva da história local e está organizada a partir de dois eixos, NARRADORES DA MATA e NOTÍCIAS DA MATA. A história local possibilita a compreensão da história sob um foco mais profundo da realidade vivida por integrantes de uma comunidade, a história passa a ser mais próxima aos atores que a produziram. A identificação dos sujeitos com sua própria história sistematizada, organizada e publicada, possibilita uma ampliação da sua auto-estima coletiva. Poder se ver como parte efetiva e fundamental da história tem um papel indispensável nas comunidades para seu empoderamento e animação social para o desenvolvimento social local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário